entre em contato conosco
11 5549.7799

Cartilhas

"Assédio Moral no Trabalho"

O assédio moral é um problema ainda pouco discutido no ambiente profissional. No entanto, requer a atenção de todos para que deixe de existir nas relações entre capital e trabalho, dentro das empresas e instituições.

Com o aquecimento do mercado, a demanda profissional tende a aumentar, o que pode gerar uma forte pressão sobre o trabalhador, e essa pode prejudicar sua qualidade de vida e trazer danos à saúde física e psicológica, ocasionando uma mudança de comportamento tanto profissional quanto pessoal. Situações como essas são oriundas das relações de trabalho em que há assédio moral.

Nossa cartilha tem o objetivo de discutir e fornecer orientações sobre o tema, apontar como os trabalhadores podem identificar, agir e se prevenir do assédio moral recorrente em muitas empresas. 

Procuramos oferecer essas orientações numa linguagem simples, informativa e direta para que você possa, juntamente com seus colegas de trabalho, buscar a erradicação desse mal e denunciar à entidade sindical quaisquer indícios de maus tratos e assédio moral em sua jornada de trabalho.

Junte-se ao seu sindicato e faça parte da família sindical de nossa Federação FETHESP.

Boa leitura!

Baixe a cartilha em PDF

 

 

"Especial Campismo"

Acampar é uma atividade saudável, divertida, relaxante e democrática, em que se pode encontrar praticantes de todos os estilos e classes sociais, incluindo famílias, amigos, casais, aventureiros, viajantes, etc. 

É também a forma mais participativa em relação ao meio ambiente, a que menos desmata ou constrói, além de se encaixar em programas de preservação, como parques e outras áreas de proteção onde não se podem instalar hotéis ou pousadas.

A FETHESP entende que o campismo é um segmento extremamente positivo e produtivo na área do turismo que, embora esteja abandonado no Brasil, tem muito potencial como ferramenta de propulsão econômica e, consequentemente, geração de renda e empregos.

Para impulsionar o setor é preciso saber aproveitar as vastas riquezas naturais do Brasil, combinando isso a outros fatores de igual relevância, como qualificar os trabalhadores, certificando os profissionais por atividade, e incentivar o empregador a investir nesse tipo de negócio.

Promover a capacitação do trabalhador é fundamental e estratégica nesse cenário para poder atender com qualidade o turista em todas as áreas, desde a recepção ao público até a preparação da infraestrutura nas cidades.

Baixe a cartilha em PDF

 

 

"Reforma da Previdência" - UGT

As centrais sindicais unidas na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora consideram inadmissível que o Governo Federal, por meio de propostas intituladas como “Reforma”, busquem beneficiar grupos de investidores, instituições bancárias e empresários, mesmo que para isso prejudiquem a classe trabalhadora e sociedade como um todo.

Reconhecemos que existem muitos desafios a serem enfrentados para que o Brasil retome o rumo do crescimento econômico, com foco no desenvolvimento social da sua população, mas não é retirando direitos adquiridos pela população que esse objetivo será alcançado.

A população brasileira é o motor que impulsiona, movimenta e alimenta a economia deste País e, ao propor mudanças que atingem diretamente a vida de pessoas que sobrevivem de salário mínimo, endurecendo seu ingresso em programas previdenciários que têm o objetivo de ajudar a classe trabalhadora num momento de perda de emprego ou quando precisa sair da atividade laboral e buscar sua aposentadoria, o Governo está promovendo um desserviço para toda a nação.

É inadmissível a retirada de direitos da classe trabalhadora, que paga altos impostos e depende dos serviços que são oferecidos pelo Estado, como saúde, educação, transporte e segurança.

Desta forma, as propostas apresentadas para reforma da previdenciária e trabalhista são perversas para com a sociedade e, principalmente com a camada mais pobre da população.

Baixe a cartilha em PDF

 

 

"Benefício Social Familiar"

Conheça o Benefício Social Familiar, uma conquista da FETHESP para os Profissionais da Beleza

A Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de São Paulo – FETHESP conquistou para os Profissionais da Beleza o Benefício Social Familiar, uma novidade na Convenção Coletiva de Trabalho assinada neste ano, na qual a entidade sindical presta benefícios sociais com o objetivo de amparar os trabalhadores e suas famílias em caso de nascimento de filho, incapacitação permanente ou falecimento, disponibilizando uma verba para contribuir com os gastos decorrentes dessas situações.

O benefício é custeado pelas empresas, que devem recolher, até o dia 10 de cada mês, R$ 9,00 por trabalhador que possua, sem fazer qualquer desconto no salário do empregado. O recolhimento é feito, exclusivamente, por meio de boleto disponibilizado pela gestora no site www.beneficiosocial.com.br.

A prestação dos benefícios sociais teve início no dia 01/09/2017, conforme está estabelecido no Manual de Orientação e Regras, registrado em cartório. Acesse o Manual de Orientação e Regras da sua entidade sindical no site www.beneficiosocial.com.br/manuais-orientacao.

A nova cláusula é de extrema importância para você, companheiro e companheira, trabalhadores em Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras. Esperamos poder beneficiá-los nos momentos de maior necessidade. 

Esta cartilha foi elaborada para ajudá-lo a compreender como funcionam os benefícios, valores e em quais situações você terá direito a recebê-los. Boa leitura.

Baixe a cartilha em PDF

FETHESP - Copyright ® 2018 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Maquinaweb