entre em contato conosco
11 5549-7799
11 91692-4900

Cartilhas

"Assédio Moral no Trabalho"

O assédio moral é um problema ainda pouco discutido no ambiente profissional. No entanto, requer a atenção de todos para que deixe de existir nas relações entre capital e trabalho, dentro das empresas e instituições.

Com o aquecimento do mercado, a demanda profissional tende a aumentar, o que pode gerar uma forte pressão sobre o trabalhador, e essa pode prejudicar sua qualidade de vida e trazer danos à saúde física e psicológica, ocasionando uma mudança de comportamento tanto profissional quanto pessoal. Situações como essas são oriundas das relações de trabalho em que há assédio moral.

Nossa cartilha tem o objetivo de discutir e fornecer orientações sobre o tema, apontar como os trabalhadores podem identificar, agir e se prevenir do assédio moral recorrente em muitas empresas. 

Procuramos oferecer essas orientações numa linguagem simples, informativa e direta para que você possa, juntamente com seus colegas de trabalho, buscar a erradicação desse mal e denunciar à entidade sindical quaisquer indícios de maus tratos e assédio moral em sua jornada de trabalho.

Junte-se ao seu sindicato e faça parte da família sindical de nossa Federação FETHESP.

Boa leitura!

Baixe a cartilha em PDF

 

 

"Especial Campismo"

Acampar é uma atividade saudável, divertida, relaxante e democrática, em que se pode encontrar praticantes de todos os estilos e classes sociais, incluindo famílias, amigos, casais, aventureiros, viajantes, etc. 

É também a forma mais participativa em relação ao meio ambiente, a que menos desmata ou constrói, além de se encaixar em programas de preservação, como parques e outras áreas de proteção onde não se podem instalar hotéis ou pousadas.

A FETHESP entende que o campismo é um segmento extremamente positivo e produtivo na área do turismo que, embora esteja abandonado no Brasil, tem muito potencial como ferramenta de propulsão econômica e, consequentemente, geração de renda e empregos.

Para impulsionar o setor é preciso saber aproveitar as vastas riquezas naturais do Brasil, combinando isso a outros fatores de igual relevância, como qualificar os trabalhadores, certificando os profissionais por atividade, e incentivar o empregador a investir nesse tipo de negócio.

Promover a capacitação do trabalhador é fundamental e estratégica nesse cenário para poder atender com qualidade o turista em todas as áreas, desde a recepção ao público até a preparação da infraestrutura nas cidades.

Baixe a cartilha em PDF

 

 

"e-Social" - Arrivabene Sindical

É a nova forma do Governo, através do Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal (Gestora do FGTS), para unificar as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para um único Banco de Dados na Internet.

O e-Social foi instituído pelo Decreto número: 8.373/14, e mais detalhes encontram-se no portal www.esocial.gov.br.

É composto por mais de 44 eventos ou tipos de arquivos diferentes, envolvendo questões relacionadas ao Departamento de Pessoal e Recursos Humanos, Segurança e Medicina do Trabalho, das quais uma boa parte requer ação imediata do líder e gestor, para que se cumpra os respectivos prazos estabelecidos pelo Governo uma vez que este é o elo direto entre o operacional e o Departamento de Pessoal e Recursos Humanos.

A riqueza das informações é um dos pontos relativos ao e-Social e precisa haver conscientização não só da alta Gestão da Entidade, como de líderes Gestores, pois é uma nova realidade, e requer a mudança cultural por parte da Entidade.

Fique atento às NOVAS ORIENTAÇÕES sobre os procedimentos que precisarão ser seguidos para evitar AUTUAÇÕES e MULTAS à Entidade, pelo descumprimento das informações a partir da entrada em vigor do e-Social.

Baixe a cartilha em PDF

 

 

"Cuidados e Orientações sobre o Coronavírus"

O Governo do Estado de São Paulo publicou, por meio do Decreto Nº 64.994, protocolos sanitários para a retomada da atividade econômica, que dão recomendações de cuidados com a saúde diante da pandemia de coronavírus que devem ser adotadas pelos estabelecimentos comerciais autorizados a reabrirem.

Estes protocolos, chamados de “intersetoriais”, se aplicam a todas as pessoas, incluindo empregadores, trabalhadores, clientes ou usuários, dividindo-se em 5 dimensões: Distanciamento Social; Higiene Pessoal; Limpeza e Higienização de Ambientes; Comunicação; e Monitoramento das Condições de Saúde.

É fundamental que todos sigam rigorosamente essas recomendações para reduzir ao máximo o risco de contaminação, uma vez que, inevitavelmente, diversos segmentos econômicos estão sendo reabertos, embora o número de infectados e mortes esteja aumentando no País.

Esta cartilha contém todos os protocolos gerais de prevenção elaborados pelo governo do Estado de SP, em conjunto com as centrais sindicais, e é direcionada aos trabalhadores, que estão sendo obrigados a saírem às ruas por terem pouca ou nenhuma renda para permanecerem isolados em suas casas, conforme observamos cotidianamente a superlotação dos meios de transporte público.

Para seu próprio bem, o trabalhador deve seguir as recomendações desta cartilha e também verificar se o empregador está fazendo sua parte, disponibilizando, entre outras coisas, os equipamentos de proteção individual necessários e proporcionando o distanciamento social mínimo no ambiente de trabalho.

Baixe a cartilha em PDF

FETHESP - Copyright ® 2024 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Maquinaweb