Trabalhadores da Casa Esperança receberam salário de maio. Foto: Google Street View
Filiado à FETHESP, o SindBeneficente garantiu aos 20 trabalhadores da Associação Casa da Esperança e Cidadania Dr. Leão de Moura, de Cubatão/SP, o recebimento do salário do mês de maio, que estava em atraso.
A instituição, que auxilia mais de 400 pessoas com deficiência através de diversas atividades voltadas para a reabilitação física e motora, é conveniada da Prefeitura Municipal de Cubatão e depende de repasses de verba da administração pública para pagar os salários dos funcionários.
Em função do não recebimento do recurso, a entidade atrasou em uma semana o pagamento do salário dos empregados, que denunciaram a situação à subsede do SindBeneficente em Santos.
Através da ação rápida do presidente Rogério Gomes, do departamento jurídico e da assessora de base, Mariléia Melo, foi realizada uma assembleia com os funcionários, sendo aprovado estado de greve e o encaminhamento de notificação para o pagamento dos salários em 72 horas para a associação, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura.
A notificação foi entregue na terça-feira, 14 de junho, e, na tarde de 16 de junho, quinta-feira, os trabalhadores receberam o salário dentro do prazo estabelecido, o que deu fim à possibilidade de uma greve. “Todos os funcionários parabenizaram nossa atuação, que foi eficaz e eficiente”, conta a assistente administrativa da subsede Santos, Fernanda Lopes.
O presidente do SindBeneficente e da FETHESP, Rogério José Gomes Cardoso, afirma que vitórias como essa são sempre gratificantes, uma vez que o sindicato é a resposta para a ansiedade do trabalhador, mas alerta para a necessidade de a categoria estar sempre unida, e não apenas nos momentos de emergência. “Sindicato fortalecido significa trabalhador amparado. As pessoas precisam acreditar na luta do sindicato, que é no dia-a-dia, e não só quando o sapato aperta o calo”, afirma.