Termo Aditivo à Convenção Coletiva 2023-2024 será divulgado pelos sindicatos filiados que participaram da negociação em conjunto com a FETHESP
A FETHESP e os sindicatos filiados concluíram a negociação salarial 2023 dos empregados em instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas do Estado de São Paulo, após diversas reuniões com o sindicato patronal Sinbfir-SP.
A bancada dos trabalhadores, coordenada pela federação, conquistou o reajuste de 5,5% no salário e nos pisos salariais, que deve ser aplicado de forma retroativa ao mês de março, data-base da categoria.
O reajuste salarial alcançado está de acordo com a inflação, que ficou acumulada em 5,47% nos últimos 12 meses, segundo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Já o vale refeição foi corrigido em 6,5%, passando a ser de R$ 26,50 por dia de trabalho, enquanto o vale alimentação / cesta básica terá o valor mínimo de R$ 180,00 por mês, o que corresponde a um aumento de 12,5%.
Com relação à cláusula de seguro de vida em grupo, todos os valores estabelecidos tiveram reajuste de 10%, garantindo cobertura ao trabalhador titular e sua família nos casos de morte e invalidez total ou parcial.
Ficaram mantidas todas as demais cláusulas da Convenção Coletiva anterior, que garantem ao trabalhador benefícios como: Adicional de hora extra de 70%; Prêmio Mensal de Permanência de 1% para cada 2 anos de trabalho na mesma empresa, limitado ao máximo de 10%; Adicional noturno de 30%; Auxílio creche; Estabilidade da gestante; entre outros direitos que não são assegurados pela CLT nem por leis, mas somente pelo trabalho de negociação feito pelas entidades sindicais e coordenado pela FETHESP.