Trabalhadoras da Casa da Esperança de Cubatão se encontraram com a assessora de base do sindicato, Mariléia Melo (de branco), para protestar por salário
Nesta quinta-feira (18), o SindBeneficente (Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas no Estado de São Paulo), filiado à FETHESP e à UGT, garantiu aos trabalhadores da Associação Casa da Esperança e Cidadania Dr. Leão de Moura, de Cubatão/SP, o recebimento do salário de julho, que estava em atraso.
A entidade filantrópica, que auxilia pessoas com deficiência e depende de repasses de recursos da administração pública para manter suas atividades, deveria ter pago seus 28 funcionários até o dia 5 de agosto. Assistentes sociais, psicólogas, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos, professores de artesanato e fisioterapeutas estão entre os profissionais que fazem parte da instituição.
Amparados pelo sindicato, os empregados cruzaram os braços e realizaram um protesto pela manhã em frente à associação, localizada na rua Quinze de Novembro, 112 - Vila Nova. A mobilização surtiu efeito e o salário foi depositado já no período da tarde.
Essa é a segunda vez em pouco mais de dois meses que o SindBeneficente age na instituição pelo mesmo motivo. Em junho a entidade também atrasou o pagamento dos funcionários e, após ser notificada pelo sindicato, quitou o salário de maio dentro do prazo legal de 72 horas, o que pôs fim à possibilidade de greve.
O presidente do SindBeneficente, Rogério José Gomes Cardoso, que coordenou os trabalhos, parabenizou os trabalhadores e a equipe do sindicato pelo resultado alcançado e fez um apelo à categoria para que participe sempre ativamente da luta e das decisões da entidade sindical, e não apenas nos momentos de dificuldade.