entre em contato conosco
11 5549-7799
11 91692-4900

Notícias 26/9/2024 14:52:59 » Por

Mulheres em Foco - Protagonismo feminino, o diálogo necessário

Sindedif concluiu, no último sábado (21/09), série de encontros que envolveu assuntos variados, que estão no cotidiano das mulheres





 

O Mulheres em Foco, iniciativa do Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos e Cubatão (Sindedif), concluiu, no último sábado (21/9), a série de encontros realizados desde o início do ano. Depois de abordar o Mês da Mulher (março), a Mulher Trabalhadora (maio), a Mulher na Comunidade (junho) e A Escuta, foi a vez de discutir, estimular e fortalecer o Autocuidado: Saúde e Autoestima. 


A dinâmica nos cinco encontros envolveu assuntos variados, que estão no cotidiano das mulheres: saúde física e mental, direitos sociais, acesso a benefícios, empreendedorismo e atendimentos diversos. O protagonismo feminino foi o eixo da iniciativa em todas estas situações. Um aspecto importante é que os atendimentos gratuitos, seja na área social ou jurídica, não se encerravam no dia do evento – tinham prolongamento até que a situação fosse normalizada ou ao menos encaminhada.



O acolhimento deu a tônica da participação. Histórias de vida, desafios e busca de respostas para dúvidas simples ou mais amplas criaram um vínculo de confiança e respeito mútuos entre as profissionais envolvidas no projeto e as mulheres (e homens, também) que estiveram presentes nos encontros. Como não falar da faxineira aposentada que, depois de acompanhar a primeira fala, descobriu ter sido mãe solo; ou de outra participante em busca de ajuda, pois, sendo avó, sofreu com a filha impossibilitada de trabalhar devido à doença do filho; ou da paciente de diabetes em busca de auxílio doença dado o avanço da enfermidade em sua visão e locomoção.


Com o incentivo da direção do Sindedif, o grupo conduziu os trabalhos com um elevado grau de comprometimento e entusiasmo. Desde a organização das pautas à dinâmica dos encontros, o envolvimento teve como princípio fundamental a reciprocidade, já que a expertise se complementa com as histórias que não sabemos, e passamos a conhecê-las. É troca de saberes na prática, o que enriquece qualquer um disposto a ouvir, acolher e se sensibilizar.



Merecem respeito profissional e admiração as especialistas que participaram dos encontros: a advogada previdenciária Karla Duarte de Carvalho Pazetti, a psicóloga Maria Gomes Barbosa, a assistente social Sílvia Cristina Carvalho e a fonoaudióloga e doutora em Ciências da Saúde, Simone Carvalho de Oliveira. As quatro, dispostas, entusiasmadas e competentes, mostraram o que a experiência e a honestidade de intenções são capazes de produzir.


Neste último evento, sobre autocuidado, o projeto contou com as participações especiais de Mariazinha Hellmeister, presidente do Sindebeleza-SP, e da esteticista Jô Andrade. O desfecho teve aspectos lúdicos, com sorteio de brindes diversos, desde uma cesta de produtos de beleza a tratamento odontológico gratuito.



Como os encontros foram realizados aos sábados pela manhã, dona Isabel e seu José capricharam nos cafés oferecidos. Funcionárias e funcionários do Sindedif e do Sindebeleza igualmente contribuíram para o sucesso da empreitada. E, claro, a participação de mulheres, homens e crianças tornam o Mulheres em Foco um exemplo de respeito à diversidade e comunhão de objetivos.


Vale destacar a aceitação e o incentivo do presidente licenciado do Sindedif, José Maria Félix, que apostou no projeto desde o início e abriu as portas da entidade sindical para a realização dos encontros.



Por fim, o Mulheres em Foco entrou para a história do Sindedif como uma iniciativa ousada e proativa. Ousada, porque, sendo o sindicato específico composto por imensa maioria de homens, acreditou nos propósitos do projeto. Proativo pela sintonia com uma agenda que não é mais localizada, mas global, necessária e contributiva. Além do mais, o Sindedif, uma entidade que não está no topo de instituições classistas em termos de acirramento do binômio capital/trabalho, foi capaz de lotar suas dependências com temas fundamentais para a classe trabalhadora como um todo. Mulher é assunto transversal, mas também foco. E, antes de tudo, um tema necessário, urgente e decisivo para uma sociedade que se propõe sadia, democrática e participativa.


Fonte: Assessoria de Comunicação Sindedif







NOTÍCIAS RELACIONADAS

FETHESP - Copyright ® 2024 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Maquinaweb