O CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, também conhecido como “extrato previdenciário”, é um banco de dados do governo federal que armazena informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores brasileiros.
O CNIS é o documento mais importante no universo previdenciário, pois funciona como um relatório de informações do trabalhador, valendo como PROVA de filiação à Previdência Social, tempo de contribuição e salários de contribuição.
É muito importante que o trabalhador acesse regularmente o CNIS para conferir seu extrato previdenciário, pois servirá de comprovação quando chegar a hora de requerer sua aposentadoria.
Para consultar o CNIS acesse o portal https://meu.inss.gov.br/central/index.html e faça seu cadastro seguindo o passo a passo informado pelo site. Você vai precisar informar seu nome, CPF, data de nascimento, telefone, e-mail e nome da mãe. No seu primeiro acesso, você receberá uma senha provisória e depois poderá cadastrar uma senha de sua escolha.
Na plataforma, é possível consultar:
- Extrato previdenciário;
- Histórico de créditos;
- Carta de concessão;
- Revisão de benefício do art. 29;
- Declaração de regularidade do contribuinte individual.
Também é possível agendar perícia médica ou pedido de prorrogação de benefício, além de fazer uma simulação de tempo de contribuição para saber o tempo que falta para requerer sua aposentadoria.