entre em contato conosco
11 5549-7799
11 91692-4900

Notícias 17/3/2026 17:53:15 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291) Atualizado em 17/3/2026 18:7h

FETHESP participa de palestra sobre atualização da NR-1 e riscos psicossociais no trabalho

Evento promovido pelo Sindilav reuniu especialistas e entidades do setor para discutir as mudanças na norma e seus impactos nas relações de trabalho





 

A FETHESP participou, nesta terça-feira (17/03), da Palestra "Tudo o que você precisa saber sobre a NR1”, realizada em São Paulo/SP, pelo Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav), com apoio da Associação Brasileira de Lavanderias (Abralav) e da Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (Anel).


O evento reuniu representantes de trabalhadores e empresas do setor, especialistas em saúde e segurança do trabalho e profissionais da área de recursos humanos para discutir as atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) e seus impactos no ambiente laboral, especialmente no que diz respeito à prevenção de riscos psicossociais.


Também participaram da atividade os diretores Júlio Cesar e Gabriel Fernando, do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores em Empresas de Lavanderia do Estado de São Paulo (SINTRALAV), filiado à FETHESP.


A NR-1 é considerada a base do conjunto das Normas Regulamentadoras que tratam da saúde e segurança no trabalho no Brasil. Ela estabelece princípios gerais, diretrizes e responsabilidades para empresas e trabalhadores no gerenciamento de riscos ocupacionais, orientando a aplicação das demais normas do sistema. Entre suas atualizações mais recentes está a ampliação do foco na identificação e no gerenciamento de fatores que podem afetar a saúde mental dos trabalhadores, como excesso de carga de trabalho, conflitos no ambiente profissional e outras situações que possam gerar adoecimento.


Durante o evento, os participantes discutiram o crescimento dos afastamentos relacionados a transtornos como ansiedade, estresse e depressão, tema que tem preocupado autoridades e especialistas da área de saúde ocupacional. Nesse contexto, foi destacada a necessidade de as empresas adotarem medidas preventivas e estruturarem processos de identificação e gestão desses riscos no ambiente de trabalho, fortalecendo políticas de cuidado com os trabalhadores e promovendo ambientes mais saudáveis.


Foram abordados ainda aspectos práticos da aplicação da norma, como a importância do gerenciamento de riscos ocupacionais, a participação de profissionais especializados em segurança e medicina do trabalho e o papel das organizações na construção de ambientes laborais que preservem a saúde física e mental dos trabalhadores.


De acordo com o presidente da FETHESP, Rogério Gomes, a atualização das normas de saúde e segurança no trabalho exige que as entidades sindicais estejam sempre atentas e bem informadas. "A NR-1 é a base de todo o sistema de proteção ao trabalhador e, com a inclusão do olhar sobre os riscos psicossociais, ganha ainda mais importância. Acompanhar esse debate nos ajuda a fortalecer a defesa da saúde, da segurança e da dignidade dos trabalhadores que representamos”, afirmou.





 



 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


28/11/2025 14:33:23
Comunicado de Recesso Coletivo
FETHESP - Copyright ® 2026 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Maquinaweb