entre em contato conosco
11 5549.7799

Notícias 29/1/2019 9:45:1 » Por

Saiba mais sobre o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais

Consulte regularmente seu extrato previdenciário, pois ele vale como prova de filiação à Previdência Social e tempo de contribuição




O CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, também conhecido como “extrato previdenciário”, é um banco de dados do governo federal que armazena informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores brasileiros. 

O CNIS é o documento mais importante no universo previdenciário, pois funciona como um relatório de informações do trabalhador, valendo como PROVA de filiação à Previdência Social, tempo de contribuição e salários de contribuição. 

É muito importante que o trabalhador acesse regularmente o CNIS para conferir seu extrato previdenciário, pois servirá de comprovação quando chegar a hora de requerer sua aposentadoria.

Para consultar o CNIS acesse o portal https://meu.inss.gov.br/central/index.html e faça seu cadastro seguindo o passo a passo informado pelo site. Você vai precisar informar seu nome, CPF, data de nascimento, telefone, e-mail e nome da mãe. No seu primeiro acesso, você receberá uma senha provisória e depois poderá cadastrar uma senha de sua escolha.

Na plataforma, é possível consultar:

- Extrato previdenciário;
- Histórico de créditos;
- Carta de concessão;
- Revisão de benefício do art. 29;
- Declaração de regularidade do contribuinte individual.

Também é possível agendar perícia médica ou pedido de prorrogação de benefício, além de fazer uma simulação de tempo de contribuição para saber o tempo que falta para requerer sua aposentadoria.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

FETHESP - Copyright ® 2019 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Maquinaweb